terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Evangelho (Marcos 5,21-43)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”
24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”
32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.
35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.
39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Reflexão:  Nesse belíssimo evangelho acontecem dois milagres. E o mais relevante, talvez, seja notar que ambos partiram de uma iniciativa de fé. Jesus não estava naquele lugar especialmente  para fazer prodígios. Ele simplesmente passava por ali. Mas, como a própria palavra nos garante: "a fé vem pelo ouvir" (Rm 10, 17) e aquelas pessoas um dia ouviram falar em Jesus e creram Nele. Dessa forma, os dois milagres, tanto o da hemorragia, quanto o da ressurreição da filha de Jairo, foram realizados pela iniciativa daqueles que necessitavam e não por iniciativa de Jesus. Devemos nós também lançar mão dessa atitude de fé que, como Paulo nos garante na carta aos Hebreus 11, "é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem". Acreditemos! Queiramos enxergar além do que nossos olhos carnais podem ver!
Notemos também que Jesus não se oferece como um "realizador de milagres"...não faz propaganda de seu poder... provavelmente, porque não busca para si clientes, mas discípulos, os quais O sigam e, como Ele, sejam servos e amigos uns dos outros. Portanto, que  o Espírito Santo de Deus possa nos dá a sabedoria e maturidade de buscarmos em Deus a intimidade verdadeira que nos faça discípulos amigos e não meros espectadores de um Jesus que passa por nós quando necessitamos de seus milagres.

Por : Giseli Novais

Um comentário:

Maranatha disse...

O que me chama atenção nesse episodio é que Jesus percebe que uma força saiu de dentro de Si...e fico penssando que muitas vezes colocamos todos os nossos problemas na mão de Jesus ,e aqui vemos que a mulher com sua fé ( que talvez nem ela mesma sabia possuia) foi a grande responsável por sua cura,como disse através da fé... de certa forma Jesus quer também q tenhamos essa fé para provocar essa Força que saiu Dele...

Neto Damasceno