segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Evangelho (Marcos 5,1-20)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 

Reflexão de hoje:Estamos percebendo como o Evangelho de Cristo se mistura ao nosso quotidiano,e nos permite diversas interpretações.O contexto do Evangelho de hoje nos mostra a figura dos demônios que possuíram um homem  escravizando-o por toda vida.Não deixo de me inquietar com esta alusão,quando ainda vejo em nosso meio,pessoas que se escondem nesses argumentos para explicar um deslize ou uma falta cometida.Claro que não estou aqui defendendo a figura  dos demônios citados,mas a culpa destinada ao óbvio.Porque se ele é historicamente e fatísticamente mal,toda culpa dos pecados recaem sobre ele.Hoje trago como uma reflexão as disparidades do ser humano,ninguem é totalmente bom ou ruim,o que nos diferencia é o momento que reconhecemos em nós,o Senhorio de Jesus,como oportunidade de salvação e vida renovada.Só Jesus tem o poder de nos transformar,e nos libertar do velho.Desta forma entendemos que quando Jesus após expulsar os demônios do homem o manda voltar aos seus,à sua casa,é porque,quando libertos devemos mostrar com atos e ações nossas mudanças.E isto começa dentro de nossa própria casa.Que Jesus Cristo Nosso Senhor nos abençoe!!

Por Thiana Morbeck 

domingo, 30 de janeiro de 2011

EVANGELHO DO DIA Mt 5,1-12a

Ano A - Dia: 30/01/2011

Código para ser feliz

Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los.

Jesus disse:

- Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.

- Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.

- Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.

- Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.

- Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.

- Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.

- Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.

- Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.

- Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês.





Hoje ao acordar fiquei  pensando , ainda deitado,nas adversidades da vida.Pensei de quantas vezes temos de fazer a diferença em meio a tantas forma de viver.No nosso trabalho,em nossa casa , com nossos amigos,na faculdade ,na sociedade, enfim, nesse mundo de tantas controversas é de suma importância colocar em pratica os ensinamentos de Jesus - O Mestre!

Ao tomar a Palavra de Deus e dirigir-me ao Evangelho do dia  me deparei com esse Sermão e já glorificava a Deus por esse ensinamento de como nos comportarmos bem e diferentemente nesse mundo do 'bateu levou'.Seremos felizes se assim fizermos. E ser feliz nesse mundo parece loucura e ate existe os que a felicidade não existe. Felicidade para mim é ter Um Mestre que me dá esperança de dias melhores...de viver melhor..Felicidade pra mim vem de dentro e independe do mundo externo.Parece loucura!

Enquanto algumas pessoas consulta revista de horóscopo, por exemplo, para começar o dia e de certa forma tirar de si a responsabilidade das suas atitudes,nós devemos consultar esse Sermão para fazer os nosso dias melhores,para decidirmos como nos dirigirmos às situações da vida. Esse é o jeito de ser do cristão!

Fato da minha vida : em dia que estava me preparando para ir a uma missão tive de resolver alguns assuntos seculares e particulares. A correria estava tão grande que desejei por um instante ser onipresente para poder ir a vários lugares.Estava me dirigindo para a faculdade para apresentar um seminário e depois ir para a tal missão, me deparo com um 'bebado' ( um ser humano que se embriagou de álcool porque eu não o evangelizei e talvez ate proporcionei essa embriagues,indiretamente)  que vem me oportunar. O diferente dele é que ele conhecia a Palavra e que Jesus Cristo morreu para nos salvar. Ele começou  a falar do amor de Deus ,mas eu estava atrasado e não podia dá atenção a um bêbado.Em um momento entendi que Deus queria me falar através dele.Sim através de um bêbado por os que estavam sóbrios como eu , se encontravam ocupados de mais.Ele me pediu para que lesse Mt. 5, 5. No momento estava sem a bíblia,mas gravei na minha cabeça como tatuagem e na mesma noite li a Palavra e estava lá: "Felizes os mansos ,porque receberão a terra como herança'. Nem pensei muito na herança que receberia, mas na felicidade que eu tenho se praticar a mansidão e todo os ensinamento de Jesus.
Como esse dia mudou a minha forma de ver a mansidão e de quer o ser.Sei que tenho muito a aprender com Jesus - meu Mestres e Senhor , mas a cada dia vou buscando ser feliz através dos seus ensinamentos!

Maranatha - Vem Senhor Jesus!

Por: Neto Damasceno


sábado, 29 de janeiro de 2011

Evangelho (Marcos 4,35-41)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Reflexão: A ventania estava tão forte que a barca ja se enchia de água, mas Jesus dormia. Será que o Mestre não percebeu o que estava acontecendo? De certo que sim, já que Ele também estava na barca. Sendo assim, vários questionamentos podem surgir: Por que Jesus não se apressou em ajudar os discípulos? Por que só o fez quando os mesmos o chamaram? Por que os discípulos, mesmo já tendo conhecido o poder do Mestre, se amedrontavam?
Jesus estar na barca simboliza para mim a Sua  presença na vida dos Nele creem. Estes, no entanto, também são tentados, muitas vezes, a duvidar da presença de Cristo em situações de sofrimento. Já que, a dor nos faz ter uma impressão muito lenta do tempo. E aí surge a dúvida: "Onde está Jesus que não vê o que estou passando?" E uma leitura bem conduzida desse evangelho nos faz perceber que Jesus está sempre conosco e   TUDO vê (ninguém conseguiria estar deitado numa barca que se enchia de água, por conta da forte ventania, sem se dar conta disso). Jesus sabia sim o que acontecia na barca. Mas esperou o tempo certo de manifestar o Seu poder. Precisamos ter mais confiança no tempo de Deus. E nos permitir também ser como os discípulos que, na hora da aflição, clamaram Jesus. Eles sentiram medo porque eram humanos, como nós. E chamaram Jesus, porque, como nós, conheciam o Seu poder e confiavam Nele.
Então, nos momentos de aflição, clamemos Nosso Senhor. Não, porém, como quem duvida que ele esteja no barco, mas como quem acredita na sua intervenção.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Evangelho (Marcos 4,21-25) - dia 27/01



— O Senhor esteja convosco.


— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Pres­tai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


Reflexão:  Deus não te fez para esconder do mundo, mas para iluminá-lo!


Este pequeno trecho do evangelho de Marcos, que à primeira vista nos parece de difícil compreensão, na realidade se transforma num ensinamento claro e objetivo. Basta relacionarmos a lâmpada acesa aos dons recebidos do Criador. Os dons que recebemos só terão sentido e serão eficazes quando partilhamos os mesmos com a comunidade em que vivemos. Se os mantivermos escondidos, eles nos passarão despercebidos e serão infrutíferos.

Por: Ranulfo Rocha.

Evangelho (Lucas 10,1-9)


A humanidade tem muito trabalho a ser feito para ter um mundo melhor com pessoas mais conscientes, mas poucos são os homens aptos para exercer está função.  Já estava difícil antigamente, imaginemos alguém ser apto nestes tempos difíceis que nós vivemos, onde muitos se apegam aos valores materiais e esquece as coisas essenciais para á nossa vida.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ ”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

E o consumismo, a ganância, o poder, o ter são as principais causas da troca de valores que ocorre neste mundo, mudando os planos que Deus fez para nós.
Por isso a felicidade é muito ausente nos dias de hoje, o povo tem medo de optar amor de Deus e se apegam aos bem materiais. E assim temos que buscar a felicidade que é Deus e deixar de lado as coisas que nos afasta dele, e adubar e cultivar essa felicidade para que ela de mais e mais frutos. Até que todos sintam esta felicidade infinita.

por: João tácio

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Evangelho do dia - Mc 16, 15 – 18

- O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

- Palavra da Salvação.
-Glória a vós, Senhor.

Nesse evangelho Jesus faz uma manifestação dura e direta a todos nós que conhecemos a tua palavra, que é a de anunciá-lo a toda criatura e em todo lugar. Ao mesmo tempo nos da um conforto da certeza da salvação para aqueles que crêem, traduzindo, os que têm fé. E nessa reflexão de fé vejo q a minha é tão minúscula, quase insignificante quando comparadada aos sinais que Jesus lista para aqueles que crêem. Mas vejo que tudo isso é um processo de conversão e deve ser galgado dia após dia. E espero que minha fé cresça desta forma para que eu possa anunciá-lo com um garbo vindo do espírito santo que convence sem a necessidade da retórica, e assim ter um lugar no seu reino.

Por: Bruno Rodrigues Pires

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Evangelho do dia: Marcos 3, 22-30





Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 22Também os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: "Ele está possuído de Beelzebul: é pelo príncipe dos demônios que ele expele os demônios." 23Mas, havendo-os convocado, dizia-lhes em parábolas: "Como pode Satanás expulsar a Satanás? 24Pois, se um reino estiver dividido contra si mesmo, não pode durar. 25E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer. 26E se Satanás se levanta contra si mesmo, está dividido e não poderá continuar, mas desaparecerá. 27Ninguém pode entrar na casa do homem forte e roubar-lhe os bens, se antes não o prender; e então saqueará sua casa. 28"Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias; 29mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno." 30Jesus falava assim porque tinham dito: "Ele tem um espírito imundo." - Palavra da salvação.


..."Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias; 29mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno."
E o que é pecar contra o Espírito Santo?Por providência de Deus,hoje refleti sobre minha vida e minha condição de morada do Senhor.Se Deus mora em mim,como tenho cuidado de sua casa?Relembro de todas as vezes que pequei,que manchei ou que impedi a permanência do Espírito Santo em minha vida.Coisas rotineiras,"pequenos pecadinhos",coisas que vão somatizando, e que nos leva ao abismo,ou até pior,à direção contrária.Coisas que muitas vezes passam dispercebidas,que alimentam nosso ego humano,outras que enfatizam um estado de vida  e de felicidade passageira.Não blasfemamos contra o espírito quando lançamos palavras ruins sobre Ele,mas quando perdemos a capacidade de entender que devemos ser templo que o acolhe,que o preserva,que o guarda,que o nutre como uma força necessária para viver.O maior pecado contra o Espírito Santo é esquecer que Ele é a  única força que nos mantém de pé.
Rogo a Ti Espírito Santo,que tua força soprada  em nossas narinas,nos dêm a percepção necessária de templos onde habita Deus,templo de vida,de amor e de misericórdia!

Por:Thiana Morbeck


domingo, 23 de janeiro de 2011

Mt 4,12-23

O Senhor esteja convosco.


— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 13O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.
18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo



No Evangelho de hoje se cumpre uma profecia do Profeta Isaías ( Is.8, 23-- 9,1 ) para um povo de uma nação pagã que vivia nas trevas. Jesus era a LUZ que surgiu para uma região sombria da morte. Me remeto agora a esses filmes de terror onde existe essas cidade desabitadas pelo pavor que se alastrou na região.Um lugar escuro,sujo,sombrio.Diz o evangelho que Jesus foi morar na Galileia.O que pode atrair Jesus para essa região com tais características? Quando alguém muda-se de um lugar para outro procura por uma melhor condição devida e para isso pesquisa o local ou já vai com uma garantia de sobrevivência ;um emprego certo.Mas essa era uma região propicia para Jesus,como Luz.A Luz precisa de trevas para iluminar,no entanto Jesus sabia que na Galileia era uma ótima região.Como um lugar que ainda não tem luz elétrica, seus moradores ficam desprovido de tudo que a eletricidade propricia.
E era lá também, na região da Galileia que viviam os futuros Apóstolos de Jesus- Simão, André, Tiago e João. Esses jovens estavam trabalhando quando foram 'fisgados' por Jesus,como os peixes que eles pescavam. Naqueles dias suas vidas estavam totalmente mudadas. Suas trevas foram iluminadas pela Luz!
E Jesus os convida para pescar homens! Com certeza Jesus escolheu os melhores pescadores da região,que eram apitos na sua função.Por isso Ele usa a própria condição de pescadores , para pescar não mais peixes, mas homens,o ser mais evoluído em comparação aos outros animais.Pescar peixes é fácil,deviam pensar eles,mas como pescar homens?Uma tarefa um tanto nova quanto difícil.Teriam que ser treinados.Mas o Mestre estava ali para ensina-los.E lá foram os pescadores...
Nesse ultimos dias uma catastrofe ambiental não aguentou a força da natureza,abalando as estruturas dealgumas cidades do Rio de Janeiro.As cenas me emocionaram deveras.A região estava sombria de morte. Centenas de mortos.Sem contar os soterrados.Diantes dos acontecimentos mostrados pelas TV's só pude exclamar: " Meu Deus! "
As cidades trevas. À noite as velas iluminavam as casas.Jesus ilumina as vidas dessas pessoas que sofrem!
Um ano completou dia 12 de Janeiro o terromoto no Haiti que matou a brasileira Zilda Arns, que estava levando vida ás crianças quase mortas! Levava A Luz.Na sua profição, assim como os pescadores que Jesus convidou para pescar homens, ela levava os seu conhecimentos para salvar vidas desnutridas.
A Voz de Jesus continua ecoando para todo o globo terrestre : " Convertei-vos , pois o Reino dos Céus esta próximo." Para muitas pessoas do Rio,de São Paulo, de Santa Catarina,do Brasil,do Haiti, do mundo esse Reino ja aconteceu!

Maranatha - Vem Senhor Jesus!

Por: Neto Damasceno

Mc 3.20-21 - dia 22/01/2011

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20 Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21 Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

O evangelho de hoje nos mostra a grandiosidade do poder de Jesus Cristo e que desde aqueles tempos era incompreensível até aos que estavam próximos.

Jesus Cristo após ter feito uma cura num dia de sábado, volta pra casa e arrasta essa multidão enorme que tem sede de cura e não se importa mais com o dia de sábado que era guardado sacramente. Pois não fazia mais sentido guardá-lo se o mestre já dizia o contrario. Mestre esse que foi reconhecido pelas suas obras, grandiosidade e poder, sem a necessidade de alto promoção. e as pessoas o seguiram cegamente sem preocupações supérfluas e nem olharam para trás pois sabiam que estavam com seu mestre

Por : Bruno Rodrigues Pires



sábado, 22 de janeiro de 2011

Marcos 3, 13-19.dia 21/01/2011

Evangelho de Marcos 3, 13-19





O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.





Naquele tempo, 13 Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14 Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16 Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Ze¬bedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolo¬meu, Mateus, To¬mé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

A liturgia diária nos convida a muito mais que experimentar do estudo da palavra, ela nos leva a viver Deus falando conosco, com uma renovação atual do chamado a sermos profetas. Hoje é isso que se concretiza por meio do evangelho, Deus, que outrora na pessoa de Jesus chamou aos doze, hoje, por meio da palavra chama a mim e a você. No entanto, há duas etapas bem claras nesse chamado, a de Jesus que escolhe e chama, e a dos discípulos que ouve o chamado e vai até Ele. O convite é renovado agora, mas será que estamos ouvindo-o e indo ao encontro do anfitrião do reino? E se ouvimos, e vamos ao seu encontro, aceitamos a sua designação? Eu tenho, horas, uma dificuldade em aceitar os desígnios de Deus. É difícil, principalmente na dor, entender que Deus me envia a falar do seu amor, mas ai é que entra um verdadeiro mistério: Deus me escolhe porque me ama primeiro e quer que eu leve não uma mensagem de salvação, mas o próprio Salvador.

Senhor não te peço sandálias para suportar as pedras da estrada, mas as tuas próprias mãos a me carregar, e se em meus passos eu vacilar, recorda-me com um sussurro que sou chamada a ser profeta. Ouço o teu chamado e quero aceitar, mesmo sem saber, o designo que tens para mim. Obrigada Senhor por enviar-nos acompanhados, assim como fizestes com os discípulos. Somos hoje teus discípulos.




Por Elenita Brito Aragão Assis

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Evangelho do dia Marcos 3,7-12


Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.  10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Por Ranulfo Rocha



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Evangelho (Marcos 3,1-6)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “E permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram.
5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 
6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.





Jesus vai á sinagoga em dia de sábado participar das celebrações do povo. Estava ali um homem com uma deficiência física não poderia participar plenamente da celebração, porque era considerado impuro.
Os adversários de Jesus o observavam para ver se ele iria curar em dia de sábado, para acusá-lo, pois segundo mandamento das Leis de Deus o sábado era um dia Santo. E era proibido “trabalhar” neste dia. E os fariseus colocavam as leis acima do bem-estar das pessoas e Jesus colocava o bem-estar das pessoas acima das leis. Mas a preocupação dos fariseus não era o zelo pela lei, mas a vontade de acusar e eliminar Jesus.

Jesus pede duas coisas para o homem: “Levanta-te e fica aqui no meio”, o portador de deficiência física deve levantar-se, viver no meio dos outros, pois não podem existir excluídos. Devem estar junto com os demais!

E Jesus pergunta ao povo que se encontrava na sinagoga: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?”. Ele Poderia ter perguntado simplesmente se em dia de sábado é permitido curar, sim ou não?! E assim todos teriam respondido: “Não é permitido!” Mas Jesus mudou a pergunta. Para ele, naquele caso concreto, “curar” era o mesmo que “fazer o bem” ou “salvar uma vida”, e “não tirá-la!” Com sua pergunta Jesus coloca o dedo na chaga. Denuncia a proibição de curar em dia de sábado considerando-o um sistema de morte. E assim os adversários ficaram sem resposta.
Jesus reage com indignação e tristeza diante da atitude dos fariseus. Manda ao homem estender a mão e o cura. Jesus deixa claro que ele não concorda com o sistema que coloca a lei acima da vida. Como resposta à ação de Jesus, os fariseus decidem matá-lo. Com esta decisão eles confirmam que são, de fato, defensores de um sistema de morte! Não tem medo de matar para defender o sistema contra Jesus que os ataca e os critica em nome da vida.
Cabe-nos agir como Jesus agiu no seu tempo. Temos que combater as pequenas e grandes injustiças à nossa volta, e contaremos, nesse combate, com a força do Espírito Santo.

                                                                                                                           Por: João Tácio Nunes

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

(Marcos 2,23-28) - 18 de Janeiro

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fari­seus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”

25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”.
27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.


Posso iniciar dizendo que esse evangelho é, no mínimo, desafiador. Pois, apesar de ilustrar um acontecimento simples da época de Jesus, nos faz refletir sobre a complexa relação entre os costumes institucionalizados e as necessidades humanas que, por vezes, podem nos fazer burlar ou "quebrar" esses costumes por entendermos que a misericórdia de Deus está acima de qualquer lei ou tradição do homem.
Jesus sabia como era importante para os judeus guardar o sábado. E não via nisso mal algum. Mas, naquele momento ele era testado pelos fariseus, que tudo entendiam das leis e mandamentos de sua religião, mas não tinham ainda entendido que Aquele que andava com seus discípulos nos campos de trigo era o próprio Senhor que criou o sábado, subordinando-o ao homem para que nesse dia Deus fosse exaltado por sua criação.
Portanto, façamos da nossa religião, dos nossos dons e ministérios instrumentos que nos  levem  elevem  os outros à Deus e sua grande misericórdia, pois as doutrinas e leis por si sós podem cair no vazio se não forem experenciadas sob a graça de Deus e seu Santo Espírito.

Por: Giseli Novais

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

LITURGIA DIÁRIA ,17 de Janeiro de 2011

Evangelho: Marcos 2, 18-22


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 18 os discípulos de João e os fariseus jejuavam. Por isso, foram-lhe perguntar: "Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?" 19Jesus respondeu-lhes: "Podem porventura jejuar os convidados das núpcias, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não lhes é -possível jejuar. 20Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão. 21"Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão. 22E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho os arrebentará e perder-se-á juntamente com os odres mas para vinho novo, odres novos." - Palavra da salvação. 


É FASCINANTE  a interpretação que Jesus deu às leis,que direcionaram e continuam a direcionar a nós cristãos.Os frutos do novo evangelho tem alimentado nossas vidas há milênios,e a cada dia nos dá a certeza da presença de Deus em nosso meio.A cada momento,em nosso quotidiano só poderemos perceber os frutos desta doutrina se identificarmos em nós uma alma renovada ou o desejo de se fazê-la.Portanto,percebemos no v: 21-22,uma diretriz,um propósito de mudança,que gera vida em nós e vida em abundância.Deixar pra trás as roupas velhas,os odres velhos é se deixar nutrir todos os dias daquilo que é fundamental à nossa persistência e perseverança de cristãos:crer numa salvação da alma desejada dia após dia.Acreditamos que nesse desejo de buscar sempre o vinho novo em odres novos,está o verdadeiro caminho que nos leva ao encontro de Jesus.O abandono dos odres velhos,a roupa velha é o começo da construção,do tecer,do lapidar de novas criaturas,e isso é espontâneo na oferta dos sacrifícios,que o deixa de ser,para ser oferta de amor.

Postado por Thiana Morbeck

domingo, 16 de janeiro de 2011

Evangelho do dia

João 1,29-34

João Batista, consciente da sua missão de anunciador do Cristo, já no primeiro encontro O reconhece e  O declara como  " O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo..." Dá-se ai a revelação da vinda do Cristo. Não a outro,mas a Ele foi dado a missão de tirar o pecado do mundo!Aleluia!Olhando para a Eucaristia repetimos as palavras de João Batista: " Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,tem piedade de nós...dá-nos a paz !"
Não que João seja o protagonista dessa cena,mas vejo aqui a consciência plena da sua vinda à terra,ele não tinha duvidas quanto ao seu papel! Ele era a voz que clamava no deserto: ' endireitai o caminho para o Senhor! " Mas do que nunca a voz que clamava no deserto - João Batista - precisa ser entoada e ouvida como naqueles dias que precedia o Batismo de Jesus : " Endireitai o caminho, a vida , as atitudes para o grande dia do Senhor,que vem! Aleluia!

No grande encontro, ansiado por João e também por Jesus , é O Mestre que pede ao discípulo;é o Senhor quem pede ao servo; é Aquele quem devia batizar que pede para ser batizado!E João humildemente,'tremendo nas bases',fala: "eu que devia ser batizado por Ti , e Tu vens a mim? " 
João tinha dito também ' eu não sou digno de desatar as suas sandálias', como me pede agora para ser batizado?Mas agora tem que se cumprir a sua missão João!  Jesus esta a sua frente,você não pode voltar atrás, foi para isso que você veio - endireitar o caminho para o Messias, para o Cristo!

E a descida do Espírito Santo é presenciado pelo Batista!Aleluia! O mesmo Espírito que ele experimentou ainda no ventre sua mãe Isabel,quando da visita de Maria,a mãe de Jesus!O mesmo Espírito que o vez estremecer no ventre de sua mãe!Aleluia! João relembra da voz de Deus,que o enviou: ' tu vais batizar a muitos com água,mas  'Aquele que sobre quem vires descer e permanecer o espírito, é Ele quem batiza com o Espírito Santo.'
Pode testemunhar João,para Israel,para o mundo...é Ele, o Filho de Deus!
Senhor batiza-nos com Teu Espírito Santo para que tenhamos coragem de testemunhar para o mundo,através dos meios de comunicação,através das redes sociais virtuais que alcança o mundo,que Tu És o Filho de Deus! Aleluia !
Quando assumimos nossa missão de evangelistas , reconhecemos Jesus como  Filho de Deus, O Cordeiro que foi imolado por nossos pecados! Aleluia!

Por: Neto Damasceno